segunda-feira, 29 de março de 2010

O Método de Crescimento de Jesus!



Vivemos dias em que os esforços de muitas denominações evangélicas, estão direcionados ao crescimento da igreja local e não necessariamente com o Reino de Deus.
Talvez alguém pergunte: Pastor, não seria a mesma coisa? Mas a resposta é NÃO! Pensemos sobre nós Batistas, por exemplo. Quando recebemos um irmão por carta de transferência ou por aclamação, a igreja local é acrescida de mais um membro, mas o Reino de Deus permanece inalterado. Quando por outro lado, um pecador se arrepende e aceita a Jesus como seu único salvador e é recebido como membro na igreja por meio do batismo. Não só a igreja local cresceu como o Reino de Deus também! Sentiram a diferença?!
Ao tratar de crescimento de uma forma mais abrangente, lembrei de perguntar:
• Qual seria a visão de Jesus sobre crescimento?
• Quem para ele seria o maior?
• Será que quantidade sem qualidade agrada ao ideal de Jesus!
“E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele”. Lucas 7.28
Interessante, João o Batista não fez um milagre sequer e Jesus o coloca como o maior dos profetas. Porque não Elias ou Elizeu? Parece que a escala de medir de Jesus é diferente da nossa! E mais ainda, o mais humilde é maior do que ele! Pode, um negócio desses!?!
“Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve”. Lucas 22.26
Fica claro que o paradigma para promoção também é bem diferente do usual. O maior seja o menor; o que governa que sirva. Acho que muita gente deveria pensar duas vezes antes de querer ser “promovido” a apóstolo.
“Desde de então muitos de seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com Ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?” João 6.66 e 67
Voltando a questão da quantidade, me parece que Jesus nesta ocasião, sentindo que o “Rol” de “discípulos” estava meio “inchado”, Ele resolve dá uma peneirada na turma para ver que ficava e quem “vazava”. Não é que deu certo! Quando o papo foi compromisso, comer a carne e beber o sangue, muitos ó...
É tempo de rever meus conceitos e prioridades se realmente quero me parecer mais com Jesus!
Senhor Jesus, me empresta a sua Régua de medir!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Teologia da Missão Integral



Durante muito tempo a Igreja pregou como sua missão apenas a salvação do espírito (ou alma para o dicotomista).



No Seminário me foi apresentada a TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA (Através do Pr. Clemir Fernandes e outros professores do STBSB). Desde então, TENHO ME DEBRUÇADO SOBRE ESSA PERSPECTIVA, deste movimento que desde o Pacto de Lausane, vem expressando uma maior abrangência do Ministério de Jesus e da Nossa Missão enquanto Igreja.
Ziel Machado, que diz que a Missão Integral é uma proposta missiológica a partir de uma perspectiva do Reino de Deus.
Para ilustrar e fundamentar :



Mateus4:23 / 9:35E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.



PREGANDO, ENSINADO E CURANDO
Fica claro neste dois versos e em todo ministério terreno de Jesus, sua preocupação não apenas com o espírito do homem, mas sim, com sua totalidade.
Jesus pregou a mensagem de salvação através da Fé no seu sacrifício na cruz (Espírito). Ensinou as escrituras e como interpretá-la com coerência e não para proveito próprio (Alma). Curou os enfermos e alimentou famintos dando exemplo de cuidado com o Corpo.
Logo, a Igreja de Cristo não pode negligenciar nenhuma destas esferas do evangelho, correndo o risco de não viver completamente segundo o exemplo de seu Senhor!
Esforcemo-nos com humildade nesta tão grave missão!
.

Pr. Alexandre Caroni <*)))>< <*))>< <*><




Esforçando-nos Para Manter a Unidade do Espírito. Efésios 4.3